Centro De Artes Visuais, Universidade, Renovação, Vila Buarque, Brasil
  • 设计师:UNA Arquitetos
  • 面积:6199 .0m²
  • 年份:2017
  • 摄影:Nelson Kon, Bebete Viégas
  • 建造商:Reka Iluminação, Screens, Stamp
  • Authors:Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara, Fernando Viégas
  • Collaborators:Ana Paula de Castro, André Ciampi, Apoena Amaral e Almeida, Camila Lisboa, Clóvis Cunha, Fernanda Neiva, Felipe Noto, Guilherme Petrella, Henrique Bustamante, Jimmy Liendo, José Baravelli, José Carlos Silveira Júnior, Pablo Hereñu, Sílio Almeida
  • Estrutura De Concreto:França & Associados Engenharia
  • Estrutura Metálica:Engebrat Consultores, Engenharia e Projetos
  • Fundações:Engenheiros Associados Consultrix
  • Sondagem:Geoplano Serviços Técnicos Ltda.
  • Instalações Prediais:Projetar Engenharia e Projetos
  • Levantamento Planialtimétrico E Cadastral:Etagri Serviços de Engenharia e Construções
  • Climatização:Thermoplan Engenharia Térmica
  • Conforto Térmico:Ambiental S/C Ltda.
  • Acústica:Ambiental S/C Ltda e Passeri & Associados
  • Cenotecnia:J. C. Serroni Criações Visuais
  • Luminotecnia:Ricardo Heder
  • Consultoria Em Conservação:Gedley Belchior Braga
  • Participação Em Pesquisa Histórica:Tuca Capelossi
  • 景观设计:Sakae Ishi
  • Modelo Eletrônico:Clóvis Cunha
  • Cidade:Vila Buarque
  • País:Brasil



设计师描述 | Designer description:A rua Maria Antônia é uma referência na história da Universidade de São Paulo (USP) e um marco na vida cultural e política da cidade. Torna-se catalisadora de discussões acadêmicas e sociais com a instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras no nesse endereço em 1949.

Após a violenta invasão do edifício por um grupo de estudantes de direita, acompanhado pela polícia, em 1968, a Faculdade de Filosofia foi transferida para a Cidade Universitária. A relevância desses acontecimentos definiu a razão de tombamento do edifício construção principal do conjunto.

O projeto de reforma e restauro procura adaptar o conjunto (Ed. Rui Barbosa e Joaquin Nabuco) ao novo uso, um núcleo de arte contemporânea que aglutina espaços expositivos, salas para cursos teóricos e práticos, o Teatro da Universidade e tem como questão central afirmar o caráter público que historicamente marcou esse patrimônio da USP. A proposta inclui o restauro das fachadas principais e mantém intacta a volumetria dos edifícios Rui Barbosa e Joaquim Nabuco, mas propõe uma nova relação do conjunto com a cidade. A área livre entre os dois prédios ganha a dimensão de espaço público, conformando uma pequena praça. No nível da rua, essa praça é o alargamento natural da calçada e define um acesso convidativo ao conjunto. No nível inferior, um pátio arborizado realiza a conexão entre os dois edifícios, criando, para o teatro, um lugar de apresentações ao ar livre. Requalificar os espaços livres, oferecendo uma ligação generosa do conjunto com a cidade, é a contribuição do projeto para a memória do movimento acadêmico, cultural e político que teve sede à rua Maria Antônia.

As intervenções mais significativas ocorreram no Edifício Rui Barbosa. O projeto mantém a organização espacial do prédio, caracterizada por uma escada central e três salões de tamanhos distintos. A abertura da varanda lateral revelou a parede original da construção primitiva do edifício, da primeira década do século XX. O salão maior, voltado ao interior do lote, não possuía laje, tanto no térreo como no primeiro pavimento; seu piso era constituído de barrotes e assoalho de madeira, totalmente comprometido pela ação de fungos e cupins. Essa estrutura foi substituída por peças metálicas e laje de concreto, dimensionada de acordo com seu novo uso, possibilitando exposição de obras com carga concentrada. Como conseqüência, a fachada lateral, absolutamente inexpressiva, passa a revelar essa intervenção e requalifica o plano que se volta ao novo espaço público. O brise, que ocupa grande parte dessa fachada, é um filtro industrial composto por fios de aço inox. Os painéis vieram modulados da fábrica e parafusados na estrutura metálica.

No térreo estão as salas de exposições, uma delas com amplas aberturas para a rua Maria Antonia. O nível inferior é ocupado por espaços de serviço, reserva técnica, além de um café e uma sala de dança e música. E no primeiro andar, mais três salas de exposição, de dimensões distintas.

O projeto revela os diversos tempos dos edifícios e o conjunto de transformações que acompanharam seus distintas ocupações. Articula espaços remanescentes, fundo de lote, edifícios  originais e novas construções  através de praças, rampas e uma passarela. O Centro Universitário Maria Antônia não é um edifício, mas fragmentos interligados, partes articuladas de um centro urbano densamente ocupado. Utilizado especialmente por estudantes e também por grande diversidade de pessoas, característica marcante do centro de São Paulo, o projeto da Maria Antonia é uma hipótese sobre intervir na cidade consolidada. Uma reflexão sobre construir a partir da cidade existente, com um patrimônio frágil nas suas qualidades arquitetônicas, sobre suas relações com a memória urbana e as transformações desejáveis na região central de São Paulo.
    • 项目完工照片 | Finished Photos
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      • 转载自:Archdaily
      • 设计师:UNA Arquitetos
      • 分类:Universidade
      • 语言:葡萄牙语
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