Casas, Interiroes De Casas, Arouca, Portugal
  • 设计师:Ana de Bastos, Filipe Xavier Oliveira
  • 面积:1000 ft²
  • 年份:2019
  • 建造商:BRUMA, Ezarri, Magres, Sosoares, Valadares, Wicanders
  • Arquitetos Responsáveis:Ana de Bastos, Filipe Xavier Oliveira
  • Engenheiros:António José Oliveira
  • Construtores:Construções Leite de Almeida & Filhos, Lda. e Construções Arrifarouca, Lda.
  • What surprises me most in architecture, as in other techniques is that a project has one life in its built state, but another in its written or drawn state” Aldo Rossi, A Scientific Autobiography (1981)
  • A casa de Arouca é um exemplo de teoria posta em prática enquanto a arte de bem saber pensar o espirito do tempo, extraindo as potencialidades dentro das restrições existentes, colocando em Ordem a construção. A estrutura profunda da arquitectura entendida como uma linguagem de Padrões (Christopher Alexander, 1977) está relacionada com os saberes dos arquitectos e possui um significado quadrimensional que atesta a sua complexidade:saber-ser (Espaço); saber-fazer (Técnica); saber-pensar (Pensamento) e saber-comunicar (Tempo).
  • PENSAMENTO - SABER-PENSAR
    O conceito da Casa em Arouca enquanto “olho que tudo vê ”( semiótica) está relacionado com a sua implantação entendido como um “olho visto do céu”. Observa a extensão da paisagem virada a sul fechando-se a norte num gesto continuo. A habitação desenvolve-se ao longo do arco em meia-lua (pálpebra superior), com a piscina semicircular centrada como Iris.
  • A casa de Arouca, cujos clientes pertencem ao ramo da construção, é um tributo aos “mestres-pedreiros”, arquitectos e engenheiros, enquanto construtores de uma arquitectura real, para gente real, uma ode ao atingível que procura o controlo sobre a paisagem. O facto de estar sobreelevada face ao plano de rua permite a vigilância sobre o vale e as montanhas, tirando partido da topografia natural do lugar (genius loci) com vista à relação homem-natureza que caracteriza o habitar no campo.
  • ESPAÇO - SABER-SER
    Em termos de espacialidade a casa de Arouca apresenta uma dupla génese estrutural:estereotómica e tectónica. A estrutura apresenta sempre uma dupla-função:técnica e espacial. Tira partido das paredes resistentes (muro) em forma de arco para as zonas de circulação, conjugada com uma logica reticular (de esqueleto) para a subdivisão funcional e espacial.
  • Os volumes excêntricos, sob a forma de “pestana”, servem os espaços de serviço, em sequência funcional:Garagem-lavandaria-pátio. Os espaços sociais e de dormir desenvolvem-se em sequência lógica, funcional e modular, do mais publico (sala, cozinha e escritório) ao mais privado (quartos e por fim, suite), formando a “pálpebra” superior do olho.
  • Esta organização espacial é coincidente com a métrica estrutural, funcional e espacial tirando partido do espaço livre de circulação como um grande arco que percorre toda a extensão da casa:uma “galeria de memórias” dos utentes (quadros, fotografias, esculturas, etc.) - a “retina” do olho. As paredes ortogonais permitem a distribuição do mobiliário de uma forma racional e organizada. A lareira é a peça central da sala enquanto espaço de fogo e de reunião subdividindo subtilmente:sala de estar, jantar e kitchenette. A sala é a “imagem formada” do interior da casa:um espaço amplo e dinâmico, com a paisagem emoldurada por uma galeria exterior que protege da exposição solar. A piscina semicircular, localizada a eixo, funciona como Iris.
  • TÉCNICA - SABER-FAZER
    “Each material has its own message and, to the creative artist, its own song” (Wright, 1928)
    O betão armado enquanto escolha de material é a nota musical da “música petrificada”. Tira partido da cofragem perdida em madeira como adorno de fachada e expressão tectónica da arquitectura. A expressão do betão natural remete para as construções em alvenaria de pedra, numa procura de um diálogo construtivo entre o passado, o presente e o futuro.
  • TEMPO - SABER-COMUNICAR
    A sociedade de vigilância e do espectáculo (internet, redes sociais, reality tv) que Guy Debord (1967) sabiamente alertou, é aqui reinterpretada enquanto “espirito do tempo”, uma alegoria ao provérbio:“Em terra de cegos quem tem um olho é rei” (Henry Gordon Wells, 1904).
  • A exigência por parte dos clientes de uma casa contemporânea que fosse diferente das demais, foi a oportunidade para uma arquitectura simbólica e emocional em continuidade com os valores que caracterizam a arquitectura portuguesa no Norte de Portugal - regionalismo critico. Acrescentou-se o espirito crítico, produto de reflexão e síntese sobre o espirito do tempo, recorrendo à teologia iconográfica, na procura da universalidade do tema – “o olho que tudo vê”.
  • O olho enquanto “tema” conceptual representa um pensamento profundo sobre a condição humana, a importância da espiritualidade e da consciência na construção de um futuro em contínua mecanização. Referindo-se à disciplina da psicologia ligada à cultura e às artesEdgar Morin (1991, p.26) sobre a natureza humana complexa, contraditória e mística, descreve:“ (…) o Homo Sapiens é também indissoluvamente Homo Demens, que o Homo Faber é ao mesmo tempo Homo Ludens, que Homo Economicus é aos mesmo tempo Homo Mythologicus, que Homo Prosaicus é também Homo Poeticus”.
  • Vilanova Artigas sobre a arquitectura dizia:“Admiro os poetas. O que eles dizem com duas palavras, a gente tem que exprimir com milhares de tijolos” (1973). O preço do tijolo é o mesmo na construção civil e na Arquitectura. A arquitectura enquanto arte do real, pressupõe arquitectos e engenheiros a trabalhar em uníssono, cada um dentro dos seus domínios de conhecimento. Arquitectura não é construção civil – é Arquitectura. É saber-ser pensamento, espaço, técnica e comunicação tudo ao mesmo tempo.


    • 项目完工照片 | Finished Photos
    vsszan3695021822371.jpg vsszan3695021822372.jpg vsszan3695021822373.jpg vsszan3695021822374.jpg vsszan3695021822375.jpg vsszan3695021822376.jpg vsszan3695021822377.jpg vsszan3695021822378.jpg vsszan3695021822379.jpg vsszan36950218223710.jpg vsszan36950218223711.jpg vsszan36950218223712.jpg vsszan36950218223713.jpg vsszan36950218223714.jpg vsszan36950218223715.jpg vsszan36950218223716.jpg vsszan36950218223717.jpg vsszan36950218223718.jpg vsszan36950218223719.jpg vsszan36950218223720.jpg vsszan36950218223721.jpg vsszan36950218223722.jpg vsszan36950218223723.jpg vsszan36950218223724.jpg vsszan36950218223725.jpg vsszan36950218223726.jpg vsszan36950218223727.jpg vsszan36950218223728.jpg vsszan36950218223729.jpg vsszan36950218223730.jpg vsszan36950218223731.jpg vsszan36950218223732.jpg vsszan36950218223733.jpg vsszan36950218223734.jpg vsszan36950218223735.jpg vsszan36950218223736.jpg vsszan36950218223737.jpg vsszan36950218223738.jpg vsszan36950218223739.jpg
      • 转载自:Archdaily
      • 设计师:Filipe Xavier Oliveira
      • 分类:Casas
      • 语言:葡萄牙语
      • 阅读原文
      Ai 分析中……

      暂无用户创作记录!~

      记录用户以此项目图片为灵感使用Ai进行二次创作。

      Daniel天天2020-9-3 18:19:29
      国内的甲方极少会有这样的认知
      马蹄名2020-9-3 09:13:27
      谢谢分享                                                                                                                              
      仙女朱2020-11-3 13:44:01
      我以前看帖基本不回帖,后来我发现,这样不但会花掉我的金币,而且不厚道。于是我把这段文字保存在记事本里,每看一个帖子,就复制上去,以表达我对楼主的谢意,把帖子顶起来,顺便帮自己挣点金钱。学习中,谢谢
      可秀了2020-9-3 17:38:22

      谢谢分享!!!谢谢分享!!!!66666666666
      CSM20132020-9-2 23:04:13
      非常不错,谢谢分享
      jjooan2020-9-3 07:48:44
      谢谢分享!!!谢谢分享!!!!66666666666
      shenh2020-9-3 09:37:25
      谢谢分享!!!谢谢分享!!!
      xcg.442020-9-3 09:41:40
      谢谢分享!!!谢谢分享!!!!66666666666
      CC汐晨2020-9-3 10:16:24
      设计很赞 值得分享
      A~吼吼2020-9-3 13:49:41
      谢谢分享!!!谢谢分享!!!!66666666666
      zenith81882020-9-3 15:09:36
      谢谢分享!!!谢谢分享!!!!66666666666
      下一页
      12下一页
      您需要登录后才可以回帖 登录 | 注册序赞号

      快速回复 返回顶部 返回列表