Casas, Tabanan Regency, Indonésia
  • 设计师:Budi Pradono Architects
  • 面积:573 .0m²
  • 年份:2016
  • 摄影:Fernando Gomulya
  • 负责建筑师:Budi Pradono
  • Arquitetos Assistentes:Arief Mubaraq, Hendrawan Setyanegara, Eka Feri Rudianto, Anggita yudisty Zurman Nasution
  • Colaboradores Do Estúdio:El Yanno Suminar, Ayrine Claudya Salamena, Rifandi Nugroho
  • Maquete:Daryanto
  • Construtor:Yudi Adnyana I Nyoman
  • Engenheiro Estrutural:Riza & Associate
  • Engenheiro Mecânico:Imansyah Alwi
  • Coordenação Do Projeto:Rini Blanckaert
  • Controle De Orçamentos:Prayitno
  • 内饰:Rini Blanckaert
  • Mobiliário:Rini Blanckaert
  • Especialista Em Bambu:Bambang, Daryanto
  • Cidade:Tabanan Regency
  • País:Indonésia
  • 设计师描述 | Designer description:A casa está localizada em Kelating, Tabanan, Bali, a apenas meia hora do Aeroporto Internacional Ngurah Rai. A residência foi nomeada pelo proprietário de Casablancka. O projeto foi condicionado ao local, um terreno acidentado com face para o rio e uma casa javanesa existente nas proximidades.
  • Estratégia do Masterplan
  • A estratégia principal foi aplicar o conceito da Arquitetura Balinesa. As divisões tripartidas do zoneamento do projeto foram baseados no conceito espacial Tri Mandala, que descreve às três partes dos reinos a partir da Mandala Nista - o reino mundano externo e inferior, menos sagrado, a Madya Mandala - o reino intermediário, e a Utama Mandala - o reino sagrado interno e superior mais importante. Neste último setor foi localizada a akasa,  espaço vazio ou área zen, que pode ser utilizada também como um local para jogar Pétanque, assim como o jogo na França. Este espaço torna-se um dispositivo de comunicação para as pessoas que se hospedam nesta residência, além de representar a união das duas culturas do cliente, entre o oeste e o leste, a França e a Indonésia.
  • O conceito balinês de Sanga Mandala consiste em vários pavilhões segregados e sua implantação é sempre definida de acordo com a hierarquia de virtudes e despreza, além das normas de divisão espacial e zoneamento. A Sanga Mandala é o conceito espacial relativo às direções, que dividem um espaço em nove partes, de acordo com às oito direções cardeais principais e centrais (zênite).
  • O modelo de composição de volumes também depende do padrão da suástica, adotado seguindo a cultura balinesa. Na casa tradicional balinesa, normalmente o espaço é dividido em nove compartimentos e diversos pavilhões separados. Esta residência foi projetada com a interpretação deste conceito, aliada a um design contemporâneo.
  • Conceito Construtivo
  • O conceito da casa foi a transformação de edifícios tradicionais balineses conhecidos como Taring. Estas construções são estruturas temporárias feitas de bambu, geralmente produzidas pela comunidade balinesa para ocasiões especiais, como casamentos, cremações, etc. O mais importante no conceito do Taring é a separação entre os pavimentos, paredes e estruturas da cobertura devem ser independentes. Na residência Casablancka foi implementada uma relação especial entre estes elementos.
  • Interpretação da Tropicalidade
  • Neste projeto procuramos aproximar os usuários da natureza. As paredes foram construídas de forma simples, de acordo com a necessidade de cada ambiente. As fachadas de tijolos, utilizaram o material disponível localmente, e foram organizadas paralelamente em zigue-zague, com a inserção de concreto internamente. Esta estratégia auxilia no conforte climático, tendo em vista o clima quente de Bali, e, ao mesmo tempo, oferece ao interior um tom natural, alaranjado. Uma vez que o edifício está localizado em um paraíso tropical, toda sua massa deve ser construída da forma mais aberta possível, de modo que todo o espaço seja definido apenas pelo piso flutuante, possibilitando também a entrada do vento.
  • Bambu
  • A estrutura de bambu é independente, como uma estrutura de pilares e apoios para a cobertura, permitindo a entrada de luz natural no edifício a partir do vidro acima das paredes de tijolo.
  • O acabamento do piso é composto por dois materiais. O primeiro é um concreto feito à mão por habitantes locais. E o segundo é um cimento colorido feito manualmente em Java, este material costumava fazer parte dos edifícios coloniais nos anos 30, principalmente nos edifícios holandeses.
  • As paredes são uma afirmação e também uma redefinição da fronteira entre o interior e o exterior, possuindo diversas materialidades, desde paredes de tijolo até planos de vidro transparente. O projeto buscou um meio de conectar a sociedade contemporânea com a natureza.
  • O telhado feito de bambu, segue a forma de uma montanha, com o intuito de trazer uma iluminação diferente para cada cômodo. O elemento representa a relação entre as pessoas e o céu.
  • A malha das colunas feitas de concreto e aço fazem do material moderno, uma combinação entre o Oriente e o Ocidente, entre o bambu tradicional e os demais materiais industriais.
  • Conceito do Interior
  • O conceito do projeto de interiores é a transformação do diálogo entre Oriente e Ocidente. A maior parte dos móveis utiliza materiais reciclados do início dos anos 40, comuns durante a ocupação do período holandês na Indonésia, sendo aplicados com uma interpretação moderna, que utiliza cores suaves com tecido azul e branco em composição com mobiliário de madeira de demolição de Java.
  • 项目完工照片 | Finished Photos
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  • 转载自:Archdaily
  • 设计师:Budi Pradono Architects
  • 分类:Casas
  • 语言:葡萄牙语
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