房子,吉马良斯,葡萄牙- 设计师:REM'A
- 面积:450 .0m²
- 年份:2019
- 摄影:Ivo Tavares Studio
- 供应商:Accoya, BBG Alluminium, Lunawood, POLYREY
- 负责建筑师:Romeu Ribeiro, José Pedro Marques
- 合作者:André Novais
- 工程:Fortunato & Paulo, Engenharia
- 施工:Construções Bairro do Sol LDA
- 城市:Guimarães
- 国家:葡萄牙
- 设计师描述 | Designer description:A Casa localiza-se num loteamento tipico de zona periférica, na cidade de Guimarães, caracterizado por uma densa área habitacional envolvente, a qual circunscreve o lote onde intervimos. O projecto desenrola-se com as preocupações imediatas do contexto em que se insere – privacidade e dualidade altimétrica do lote.
- Dividida em dois pisos, a proposta gravita à volta de duas relações de utilização distintas, assentes na utlização de vazios/pátios – sendo eles exógenos ou endógenos – correspondendo ao tipo de programa que delimitam (social ou privado). Para as zonas sociais da habitação definem-se vazios/pátios exógenos que permitem transversalidade nas relações interior/exterior da casa, bem como expandir a área habitável quando a caixilharia se encontra totalmente aberta.
- As zonas privadas são pontuadas por vazios endógenos, resultantes da definição de um volume puro, cego, assente no muro de contenção de terras, que se encerra sobre si próprio - onde, ex- prio - onde, excepcionalmente, uma das paredes limítrofes é geometricamente perfurada originando assim um ponto de entrada na cota alta - permitindo controlar a luz e as relações visuais com a envolvente.
- O muro de contenção, que se inicia na definição da garagem, soterrada, mutila o terreno e termina com a definição do limite tangente da piscina, representa a rotação do volume em negativo, que assenta em cima do mesmo. Este monólito é revestido a madeira, com as réguas na diagonal, numa alusão simples a um ninho que envolve a zona privada da casa. O betão e a madeira fundem-se numa escala de cinzas, numa constante mutação cromática.
- 转载自:Archdaily
- 设计师:REM'A
- 图片©REM'A
- 语言:葡萄牙语
- 编辑:序赞网
- 阅读原文
|