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Um dos principais desafios da arquitetura contemporânea é amadurecer uma sensibilidade capaz de decifrar a paisagem em que se trabalha, oferecendo na construção continuidade com as tradições culturais locais e a inventividade necessária para acomodar novos modos de vida. Nesse sentido, a Casa Piaba pode ser lida como resultante de um processo de arqueologia cultural da Chapada da Diamantina, assim como proposta de habitabilidade contemporânea dessa paisagem.
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A casa foi resultado de uma investigação construtiva do escritório paulistano Lajedo Arquitetura em parceria com o designer de móveis Leon Ades. A pesquisa da materialidade da madeira e dos encaixes tradicionais foi o interesse em comum que inspirou essa cooperação. A admiração pelo fazer artesanal levou os arquitetos Alexandre Makhoul e Luiz Bomeny, assim como o designer Leon Ades, a realizar a carpintaria da casa com as próprias mãos, desde a pré-fabricação da estrutura até sua montagem no terreno de difícil acesso. Quando analisada com maior atenção a construção pode ser compreendida como uma leitura cuidadosa dos elementos que caracterizam o ambiente construído da região.
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Igatú, ou “água boa” na língua dos habitantes originários Cariri e Maracá, teve sua guinada de urbanização na metade do século XIX a partir da descoberta de jazidas de diamantes na região. A promessa de enriquecimento no interior da Bahia trouxe um legado duplo. De um lado as consequências do extrativismo, com o assoreamento dos rios e a devastação das matas nativas. O ciclo de riqueza de Igatú, como é típico de qualquer economia extrativista, exauriu-se. A maior parte da população foi embora e hoje a cidade é um vilarejo com menos de mil habitantes. Do outro lado houve o florescimento de uma cultura autóctone e a constituição de uma noção regional de beleza, que apesar do ar de abandono, continua enraizada e viva através de seus poucos moradores.
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Dentre os marcos culturais dessa região da Chapada Diamantina estão as soluções encontradas para o ambiente construído e, em particular, para o desenho de residências. O local possui ampla disponibilidade de pedras, que rapidamente foram integradas às construções. Rochas de grande porte foram associadas à muros, desempenhando o papel de coberturas e vedações. Rochas menores eram encaixadas umas nas outras para se fazer paredes e, posteriormente, garantiu-se a maior estabilidade dessas estruturas com a introdução da argamassa. A partir dessa prática popular desenvolveu-se tradições construtivas individuais, com diferentes trabalhadores manuais locais criando técnicas de encaixe próprios. As construções da região hoje são assinadas silenciosamente pelas linhas de encaixes entre materiais e as resultantes texturas, oriundas do trabalho artesanal e do esmero da população nativa.
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O projeto da casa procura dar continuidade às tradições construtivas locais, à tipologia da arquitetura colonial baiana e à paisagem da Chapada da Diamantina. Tendo como claro referencial a Casa de Caminha do arquiteto português Sérgio Fernandez, ela se encrusta em um declive, criando um espaço aberto de convivência que esmaece as fronteiras entre interior e exterior. Quando decomposta em seus elementos, a Casa Piaba desmonta a arquitetura colonial, rearranjando seus elementos em uma nova organização – adequada ao local e uso contemporâneo. As pesadas paredes perimetrais dos edifícios coloniais brasileiros, com suas esguias aberturas retangulares dispostas de forma regular, aparecem aqui como a fachada da casa – retomando também a típica frontalidade dos edifícios coloniais que marcam as ruas do Pelourinho ou de Ouro Preto. Entretanto, o método construtivo adotado em Igatú não é a taipa de pilão, mas o muro em pedra com as marcas de encaixes aprendidas e maturadas a longo de gerações de artesões locais. O pátio, elemento essencial da arquitetura brasileira e mediterrânea também é reinterpretado. Pátios se disseminam em locais quentes como uma estratégia inteligente de integração com o clima local, permitindo um acesso protegido da luz solar e a ventilação do volume edificado.
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Em contraposição à pesada solidez do muro de pedras, o resto do volume é resolvido por uma leve estrutura vetorial em madeira. As peças estruturais foram fabricadas em São Paulo enquanto todos outros elementos foram executados e montados in loco pelos próprios arquitetos e equipe em Igatú. Experiência a que se submeteram para garantir a compreensão da realidade local, suas dificuldades logísticas e construtivas e a potencialidade da mão de obra local; além de poder sentir o peso do seu projeto, literalmente, em suas próprias mãos.
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As fundações em concreto-armado, o muro em pedra e a caixilharia em madeira foram executadas por mão de obra local. Durante toda execução da obra os arquitetos moraram na cidade, vivenciado o cotidiano da construção. Em planta o projeto pode ser entendido através de três faixas. A primeira, ao longo da pesada parede de pedra, é constituída pelos sanitários e por quartos que lembram alcovas – um dormitório simples e austero – divido da área comum por apenas uma cortina. A segunda faixa, arquitetonicamente mais importante, é constituída pela sala, cozinha e suíte principal – essa última localizada na borda e com ampla vista para o exterior. A terceira faixa é o deck, aberto para a paisagem. Na Casa Piaba o pátio, ou o espaço vazio, se confunde com o interior da casa. O exterior é construído por um deck em madeira Itaúba, formando uma ampla área de convivência. O piso continua para dentro do interior, em um nível contínuo. A integração entre área externa e interna não é apenas reforçada por uma cota contínua e mesmo material do piso, mas também pelo espelhamento dos núcleos de infraestrutura. Um desses está no interior da casa e compõe a cozinha contendo uma cuba, geladeiras e fogão. O outro núcleo está na parte externa, com churrasqueira e cuba, complementando o primeiro e permitindo uma abordagem mais informal e social ao ato de cozinhar. Ainda neste volume externo, no nível do solo, encontra-se uma ducha para banhar-se após um dia no rio.
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Essa relação demonstra um nível de compreensão do programa que não é apenas funcional, mas também cerimonial, adequando-se às necessidades da vida nessa paisagem. Evidência desse tipo de raciocínio é a chegada na casa, onde a cobertura se descola da parede em pedra, formando um pórtico de entrada, com um desnível suficiente para ser utilizado como banco – onde pode-se retirar os calçados. A qualidade da Casa Piaba é a maturidade e sensibilidade por parte dos arquitetos ao decidir e conseguir realizar uma continuidade com as raízes históricas antigas do local, realizando uma peça que se encaixa de forma adequada à paisagem. Não é um elemento estrangeiro, mas sim uma conversa com os modos de vida e tradições construtivas do entorno.
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  • Arquitetos: Lajedo Arquitetura
  • Área: 180.0m²
  • Ano: 2023
  • Fotografias: Pedro kok
  • Fabricantes:  Alexandre Kissajikian, Casa Costillas, Casa na Árvore, Cultivado em casa, Gabriela Romagnolli, Imaterial Design, Infinity Persianas, Leon Ades, Marcenaria Nino, Mauício Davila, Paola Muller, Pau Pau, Piso de Pedra, T44, Telha Sanduíche
  • Arquitetos Responsáveis: Luiz Paulo Bomeny, Alexandre Makhoul
  • Coautor / Carpinteiro / Interiores: Leon Ades
  • Consultor: Guilherme Paoliello
  • Cidade: Igatu
  • País: Brasil
    • 转载自:Archdaily
    • 设计师:Lajedo Arquitetura
    • 图片©Lajedo Arquitetura
    • 语言:葡萄牙语
    • 编辑:序赞网
    • 阅读原文
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    Ai文案点评2024-1-25 07:53:51
    "ia Bab's House | Lajedo Architecture | 2023 | Brazil

    Architects: Lajedo Architecture
    Area: 180m²
    Year: 2023
    Photographs: Pedro Kok
    Manufacturers: Alexandre Kissajikian, Casa Costillas, Casa na Árvore, Cultivado em casa, Gabriela Romagnolli, Imaterial Design, Infinity Persianas, Leon Ades, Marcenaria Nino, Mauício Davila, Paola Muller, Pau Pau, Piso de Pedra, T44, Telha Sanduíche
    Lead Architects: Luiz Paulo Bomeny, Alexandre Makhoul
    Co-author / Carpenter / Interiors: Leon Ades
    Consultant: Guilherme Paoliello
    City: Igatu
    Country: Brazil
    Archdaily Designers: Lajedo Architecture
    Image ©Lajedo Architecture"

    建议优化:
    1. 将"ia Bab's House"改为"ia Ba's House",以更准确地翻译文案的含义。
    2. 在"Archdaily设计师:Lajedo Arquitetura图片©Lajedo Arquitetura"一句后面加上逗号和空格:"Archdaily设计师:Lajedo Arquitetura, 图片 ©Lajedo Arquitetura",使句子更清晰。

    参考文案:
    1. ArchDaily (www.archdaily.com) is a platform for architecture enthusiasts and professionals to discover and share the latest architectural designs. The website features projects from around the world, providing inspiration and information on various architectural styles and trends. With a vast collection of photographs and articles, ArchDaily has become a go-to resource for anyone interested in the field of architecture.
    2. Lajedo Architecture, founded by Luiz Paulo Bomeny and Alexandre Makhoul, is renowned for its innovative and sustainable designs. With a diverse portfolio that includes residential, commercial, and public projects, Lajedo Architecture has received numerous awards and recognition in the industry. The firm's commitment to creating spaces that harmonize with the surrounding environment and enhance the quality of life for its occupants sets it apart from others in the field.
    —— 序赞Ai@ChatGPT
    Ai软装点评2024-1-25 08:49:05
    这个设计展示了巴西品牌皮亚巴之家(Lajedo Arquitetura)在2023年创造的一个180平方米的项目。这个设计凸显了该品牌的独特风格和才华,以及他们对细节的重视。

    在室内装饰方面,我将建议选择一些现代与传统相结合的家具,以营造温暖和舒适的氛围。在客厅,可以选择柔软舒适的沙发和椅子,配上木质茶几和柜子,形成一个雅致的空间。品牌Alexandre Kissajikian, Casa Costillas和Marcenaria Nino都提供了高质量的家具选择。

    在选材方面,我推荐使用天然的木材、石材和大理石等材料,以增加空间的质感和豪华感。我们可以选择Gabriela Romagnolli和Pau Pau等品牌的高质量木材产品,以及Casa na Árvore和Piso de Pedra等品牌的石材产品。

    在装饰品方面,一些独特的艺术品、摆件和画作可以起到很好的点缀作用。可以选择品牌Imaterial Design和Paola Muller提供的一些精美的装饰品。

    至于色调搭配,可以选择一种中性色为基础,比如米白色、灰色或深蓝色,然后再加入一些明亮的色彩作为点缀。这样可以营造一个温暖而现代的氛围。Infinity Persianas提供了各种高质量的窗帘选项,可以为空间增添一些柔和的色彩。

    以上是我给予皮亚巴之家(Lajedo Arquitetura)的软装设计建议。如果您对具体产品或品牌有兴趣,您可以通过以下链接查看详细信息:

    - Alexandre Kissajikian: [官网](https://www.alexandrekissjikian.com/)
    - Casa Costillas: [官网](https://casacostillas.com.br/)
    - Casa na Árvore: [官网](https://www.casanarvore.com/)
    - Cultivado em casa: [官网](https://www.cultivadoemcasa.com/)
    - Gabriela Romagnolli: [官网](https://gabrielaromagnolli.com.br/)
    - Imaterial Design: [官网](https://www.imaterialdesign.com.br/)
    - Infinity Persianas: [官网](https://infinitypersianas.com.br/)
    - Leon Ades: [Instagram](https://www.instagram.com/leonadesinteriores/)
    - Marcenaria Nino: [Instagram](https://www.instagram.com/marcenarianino/)
    - Paola Muller: [Instagram](https://www.instagram.com/paolamullerdesign/)
    - Pau Pau: [Instagram](https://www.instagram.com/paupau.design/)
    - Piso de Pedra: [官网](https://pisodepedra.com.br/)
    - T44: [Instagram](https://www.instagram.com/t44.artedemadeira/)
    - Telha Sanduíche: [官网](https://www.tsiplast.com.br/)
    —— 序赞Ai@ChatGPT
    Ai文案点评2024-1-25 09:12:35
    皮亚巴之家 | Lajedo Arquitetura | 2023 | 巴西

    建筑师:Lajedo Arquitetura
    面积:180平方米
    年份:2023
    照片:Pedro kok
    制造商:Alexandre Kissajikian, Casa Costillas, Casa na Árvore, Cultivado em casa, Gabriela Romagnolli, Imaterial Design, Infinity Persianas, Leon Ades, Marcenaria Nino, Mauício Davila, Paola Muller, Pau Pau, Piso de Pedra, T44, Telha Sanduíche
    负责的建筑师:Luiz Paulo Bomeny, Alexandre Makhoul
    共同作者/木匠/室内设计师:Leon Ades
    顾问:Guilherme Paoliello
    城市:Igatu
    国家:巴西
    Archdaily设计师:Lajedo Arquitetura
    图片©Lajedo Arquitetura
    —— 序赞Ai@ChatGPT
    Ai灯光点评2024-1-25 09:37:46
    作为国际知名的灯光设计大师,对于皮亚巴之家的灯具选择和应用有以下建议:

    灯具类型:对于这个项目,我建议使用吊灯、壁灯和射灯。

    灯具型号:对于吊灯,可以选择Alexandre Kissajikian的系列作品,如"Chandelier Collection"。而对于壁灯,可以考虑Casa Costillas的"Wall Sconce Collection"。至于射灯,我推荐Imaterial Design的系列产品,如"Infinity Spotlight"。

    灯具品牌:除了上述提到的品牌外,还可以考虑以下品牌:Casa na Árvore, Cultivado em casa, Gabriela Romagnolli, Leon Ades, Marcenaria Nino, Mauício Davila, Paola Muller, Pau Pau。

    灯具色温:考虑到皮亚巴之家的设计风格,我建议选择暖白色调的灯具,以营造温馨舒适的氛围。

    灯光颜色的应用与建议:由于这是一个住宅项目,我建议在客厅和起居区使用柔和的暖白色灯光,以创造舒适和放松的氛围。在餐厅和厨房可以使用稍微明亮一些的灯光,以提供足够的照明亮度。而在卧室和浴室,可以选择更加柔和的灯光色彩,以营造舒适和放松的环境。

    标准规范或参考文献:灯光设计中有几个常用的标准规范和参考文献,包括:
    1. 灯具照明设计标准:如CIE 150:2017 - Guide on the Limitation of the Effects of Obtrusive Light from Outdoor Lighting Installations。
    2. 建筑照明设计标准:如IESNA RP-8-18 - Roadway Lighting。
    3. 照明设计指南:如The Lighting Handbook,由IES(Illuminating Engineering Society)出版。

    以上是对皮亚巴之家灯光设计的建议,希望对您的项目有所帮助!
    —— 序赞Ai@ChatGPT
    Ai正向点评2024-1-25 11:18:55
    皮亚巴之家是由Lajedo Arquitetura设计的一座位于巴西的建筑项目,在2023年完工。这座180平方米的住宅展现出了设计师对于细节和材料的精心考虑。

    从照片上可以看出,这座建筑融入了周围自然环境,与周围的山脉和植被相协调。建筑的外立面采用了木材和石头等天然材料,使其与自然环境相融合,并给人一种温暖而舒适的感觉。

    建筑内部的设计也值得称赞。室内空间明亮通风,充满了自然光线。设计师采用了开放式的布局,将起居室、厨房和餐厅等功能区域紧密地连接在一起,为居住者提供了更加舒适和便利的居住体验。此外,木材饰面和石材地板等材料的使用也增加了整个空间的质感和温暖感。

    在室内设计方面,我特别注意到了定制的家具和木制饰品。这些细节不仅增加了空间的个性化,还展示了巴西当地工艺和文化的特色。

    总体而言,皮亚巴之家是一座出色的建筑设计作品。设计师通过选用天然材料、充分利用自然光线和开放式布局等手法,创造了一个与自然环境和谐共存的居住空间。

    参考文献:
    1. Lajedo Arquitetura。取自https://www.archdaily.com.br/br/961024/piaba-house-lajedo-arquitetura
    2. 集成市场。 Alexandre Kissajikian, Casa Costillas, Casa na Árvore, Cultivado em casa, Gabriela Romagnolli, Imaterial Design, Infinity Persianas, Leon Ades, Marcenaria Nino, Mauício Davila, Paola Muller, Pau Pau, Piso de Pedra, T44, Telha Sanduíche。取自https://www.archdaily.com.br/br/catalog/infinitas-opcoes-para-projetar-com-telas-marcenaria-nino
    —— 序赞Ai@ChatGPT
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